31 de março de 2012

Musgas II

Ainda sobre bons álbuns pra se ouvir do começo ao fim, sem pausa, pulos ou avanços. Hoje, coisas do Japão! 

フジファブリック - Fujifabric (2004) e Fab Fox (2005)


 


Eu poderia falar logo dos dois primeiros álbuns pois eu bem gosto de ouvir os dois completos. Em 2004 o primeiro álbum, auto-intitulado, tinha uma pegada mais alternativa e com muitas doses de rock progressivo. O Youtube bloqueia a maioria dos videoclipes japoneses de serem anexados a outros sites, então essa postagem vai ficar um pouco mais sem graça do que normalmente seria. Uma pena, os vídeos são bons e vale a pena dá uma assistida fazendo busca pelos nomes encontrados na página do álbum do Last.fm

Uma das melhores apresentações deles, da música TAIFUhttp://youtu.be/l5H_HlmJLT4 E outra mais calminha, que eu gosto:

"Sakura no kisetsu"


Pra quem tem dificuldade com vocais japoneses: ignore. A parte instrumental é maravilhosa!! (Embora eu goste do vocal nos discos, ao vivo é que fica estranho demais... e o vocalista do Fujifabric desafina nas apresentações como se não houvesse amanhã. E não houve, mesmo, RIP Masahiko Shimura.)

O segundo álbum acho mais dançante; de certa maneira, é como um refinamento do anterior. Ainda com rock progressivo na mistura, saiu uma música excelente "Chiheisen wo Koete" (地平線を越えて)


E uma das músicas mais legais, Ginga http://youtu.be/tlaj_0mPO8o: bem dançante, e o clipe é divertido. Depois desses dois lançamentos, o Fujifabric continuou produzindo novas misturebas e eu já não gostei muito das músicas novas, que passavam pro power pop deixando quase todo o rock de lado :\

Outra música, mais fofa:




9mm Parabellum Bullet - Termination (2007)


Durante uma longa busca por bandas de rock japonesas que fossem mais... hmm, menos... certinhas, como as asiáticas e seu público costuma ser, e tivesse um vocal diferente das bandas de visual kei, tive a imensa felicidade de conhecer a 9mm. Um exemplo de show deles:


Eu gosto de cada acorde desse álbum! E ainda vou dar um beijo na boca desse baterista. Numa tentativa de escrever pro blog de música Fuga Underground, fiz uma resenha sobre o Termination. Eis o link e um trecho:
A banda japonesa de post-hardcore 9mm Parabellum Bullet iniciou suas atividades em 2004 e logo tornou-se forte na cena indie rock do Japão, lançando em 2007 seu primeiro álbum, o Termination. Suas músicas costumam ter batidas dançantes, elementos do metal e alguns sites japoneses também as relacionam ao emocore. Não, os integrantes não possuem franjinhas, nem são chorões - publicamente -, mas bebem na fonte do hardcore-punk e algumas de suas músicas possuem letras mais emocionalmente reflexivas que esse estilo costuma ter, assim como canções mais melódicas com vocais amigáveis ao ouvinte!(...)


 Tommy February6 (2002)


Guilty pleasure!! Conheci a moçoila por causa da abertura do anime Paradise Kiss, que tem a música Lonely in Gorgeous. 



Tomoko Kawase inventou a personagem Tommy february6 (adivinha qual é a a data do aniversário dela?) e criou todo um estilinho para ela, basicamente uma "mocinha fofa bêbada". Esse disco começa especialmente legal com uma influência de synth-pop marcante, depois fica mais açucarado. Aparentemente todos os videoclipes dela foram retirados do Youtube, incluindo minha música preferida Everyday at the bus stop, então deixarei aqui o vídeo de uma apresentação na TV japonesa, com uma música pra arregaçar na afrescalhação <3

 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?