7 de fevereiro de 2007

Amor e morte (post macabro)(?)

Por que a moral humana nos torna incapazes de aceitar a morte de um semelhante? Não permitimos a seleção natural, um homem de 28 anos que tem um enfarto é salvo pela medicina e repassa seus genes defeituosos a seu filho que, premonizemos, também enfartará na juventude. Será que não é egoísmo nosso salvar a vida das pessoas que tem problemas graves de saúde, talvez até por pensar: "se fosse eu doente, eles conservariam a minha vida também"? Me parece que estamos ferindo um bem maior, a seleção natural. Daí que inventam terapia genética, bebê de proveta*, clones, ou seja, uma seleção artificial, para compensar. Me pergunto se não é errado esquecermos que somos animais. E também me perguntose somos mais felizes artificializando tudo. Será que não romantizamos, emocionalizamos demais as situações e por isso não permitimos acontecimetos como a morte? É curiosa a ironia: as coisas que nos tornam mais humanos são um paradoxo. De um lado somos superiores aos demais animais pela racionalidade, pelo conhecimento, pela ciência! Essas coisas nos mostram como a natureza funciona, e como ela melhora a si mesma a cada geração. Entretanto, somos incapazes de aceitar a morte de outros homens com saúde precária (por motivos genéticos). "- Sou humano, minha cara. I just have to save him."

Observação: não estou dizendo que uma coisa é certa e outra é errada, não interpretem o um sentimento por trás das palavras. Estou apenas pensando sobre o assunto.

*salvo o caso de acidentes ocorridos após o nascimento da mãe.

2 comentários:

  1. A consciência da racionalidade serve mais é pra mostrar o quanto somos irracionais. Acho que a morte é o tipo de coisa que afeta as pessoas irracionalmnte.

    ResponderExcluir
  2. só estou avisando que eu ia deixar um comentário mas como não deu tempo tá?! Mas assim, se eu escrevesse um comentário, eu diria que coreanos Bronzados são estranhos e a Moral Humana e mais estranha ainda...

    {se eu colocasse um comentário eu coloaria uma carinha:
    :D
    e depois:
    o/

    mas não deu tempo..}

    ResponderExcluir

E aí?